4 found
Order:
Disambiguations
Wanderley Jose Ferreira [3]Wanderley Jose Ferreira Jr [3]
  1. Indigência E penúria na era da técnica.Wanderley Jose Ferreira - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (1):219-239.
    Take as basic references some reflections of the philosopher Martin Heidegger about the planetary domain technique to show a shortage of time marked by the end of philosophy as metaphysics by its achievement in technical sciences. It also explains how this end of philosophy in the age of planetary domain technique can be the starting point for a new beginning of thinking, thinking beyond the limits of calculative thinking. In the concluding part of the article seeks to determine the character (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  14
    Ensinar e aprender Filosofia num contexto de morte do desejo de filosofar.Wanderley Jose Ferreira - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 336.
    Filosofia na sociedade atual, apontando para os limites e possibilidades daprópria Filosofia. Procura-se determinar, ainda, as possíveis contribuições daFilosofia para a Educação e de que forma repercute no ensino e aprendizadoda mesma a morte do desejo de filosofar. Conclui-se, procurando estabelecerquais as exigências que se colocariam à própria Filosofia para que seu ensinonão se degenere em mera erudição e repetição idiotizante de conceitos, frasesfeitas e sistemas.Réflexion sur les conditions constitutives du désir de philosopher et le décès dela philosophie dans la (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Indigência e penúria na era da técnica.Wanderley Jose Ferreira Jr - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):205-218.
    Toma-se como referências básicas algumas reflexões do filósofo Martin Heidegger sobre o domínio planetário da técnica para mostrar a penúria de uma época marcada pelo fim da filosofia mediante sua realização como metafísica nas ciências técnicas. Explicita-se ainda como esse fim da filosofia na era do domínio planetário da técnica pode se constituir o ponto de partida para um novo começo do pensar, que pensa para além dos limites impostos pelo pensamento calculador. Na parte conclusiva do artigo procura-se determinar o (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O homem como ser-no-mundo: repercussões pedagógicas da analítica existencial de Ser e Tempo // DOI: 10.18226/21784612.v23.n3.1. [REVIEW]Wanderley Jose Ferreira Jr - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):436-458.
    O texto trata da exposição de alguns aspectos básicos da analítica existencial realizada por Martin Heidegger na obra Ser e tempo. O ponto de partida é o curso dado no semestre de verão de 1923: Hermenêutica da facticidade, no qual o filósofo antecipa muitas das descrições fenomenológicas presentes na analítica existencial de Ser e tempo. Em seguida, explicitam-se as estruturas ontológicas do homem como ser-aí cuja constituição fundamental é ser-nomundo, analisando as possíveis repercussões no campo da educação. Palavras-chave: Filosofia. Fenomenologia. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark